quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A Feira de Itabaiana XV - Fazendo a Feira !

Uma das coisas mais tradicionais na Cidade de Itabaiana é as pessoas irem fazer a feira, mas quem realmente faz a feira? Quem compra ou quem vende?

Desde criança sempre imaginei a feira sendo uma porção de bancas expondo mercadorias para serem vendidas, as pessoas que colocam que transportam as mercadorias (na época era feita quase em sua totalidade por carroceiros), as que colocavam as banca eram os responsáveis de fazerem a feira! Mas tem o problema de quem vai comprar e diz na realidade que vai fazer feira! Mas quem faz a feira?


O trabalho de realização da feira começava no dia anterior a feira e as pessoas que iniciavam a montagem da feira eram os colocadores (se diziam carregadores) de bancas. As bancas eram arrumadas, na pedra da feira, dormiam de um dia para outro e durante a noite (pela madrugada) iam chegando os vendedores.

Geralmente os marchantes (vendedores de carne) eram os primeiros a chegarem a feira e era possível se comprar o produto logo nas primeiras horas da madruga. Chegou um tempo que durante a madruga se enfileirava dezenas de marinetes (ônibus) na Rua 7 de setembro que traziam os compradores de carne bovina, de outras localidades (eram em sua maioria vindos da capital), e eram os primeiros compradores a chegar. Os vendedores seguintes eram os de café da manhã (jantar), vendedores de hortaliças e verduras. Somente depois das quatro da madrugada (eu geralmente chegava entre as quatro e cinco da manhã) era que os outros vendedores iam chegando, montado suas barracas e arrumando os produtos. O segundo grupo de compradores eram justamente os primeiros vendedores que paravam para tomar o café da manhã (hora do jantar). 


O café da manhã


Durante a manhã, os filhos de vendedores de miudeza costumavam comprar frutas da época e a fruta preferida era a jaca mole acompanhada de farinha. A farinha era colocada em um prato, os bagos arrancados da jaca e jogados dentro do prato com a farinha. Às vezes aparecia algum perturbador e jogava a farinha diretamente na jaca (o problema era que nem todo mundo gostava de comer jaca com farinha). O talher mais utilizado, para retirada dos bagos, era o dedo indicador e isso se a mãe de algum não estivesse por perto para forçar a retirada dos bagos usando um garfo. Hoje é muito difícil encontrar jaca mole na feira e os consumidores passaram a dar preferência ao consumo da jaca dura. 


A hora da venda ou compras!


As feiras realizadas aos sábados tinham o movimento pleno a partir da seis da manhã e era neste horário que chegavam a grande maioria dos compradores vindos dos povoados. Esses compradores nunca ficavam fazendo feira até o período da tarde. O período da tarde era exclusivamente de compradores da área urbana que não iam fazer feira! Somente as pessoas que iam comprar produtos para consumo humano falavam que iam fazer feira e sempre apareciam pela manhã. Nas quartas feiras era muito pequeno o número de compradores dos povoados, não tinha a participação dos compradores de carnes, vindos da capital, portanto era uma feira de menor movimento e normalmente ia somente até o meio dia. Mesmo nos sábados, os compradores moradores da área urbana costumavam, em sua maioria, chegar um pouco mais tarde na feira (sempre a partir das sete horas), mas todos eles tinham algo em comum: primeiramente compravam a carne, depois verduras e legumes, cereais e somente depois realizavam compra de outros produtos.

Nos períodos festivos, carnaval, festas natalinas, festas juninas e nas festas religiosas, as feiras dos sábados duravam até o anoitecer, mas geralmente os vendedores começavam encaixotar os produtos a partir das quatro horas da tarde (na quarta feira era a partir das doze horas).


Quem faz a feira?


Para as pessoas que vão comprar produtos alimentícios são elas que fazem a feira e os que não se enquadram neste perfil nunca vão lá fazer feira e sim compra alguma mercadoria. É comum se ouvir das donas de casa que vão fazer a feira e quando vão comprar alguma mercadoria, tipo roupa, é dito somente que vou na feira comprar uma roupa!!! Para essas pessoas, quem faz as feiras são os compradores de produtos alimentícios e tanto é que elas dizem que vão fazer a feira quando vão comprar tais produtos nos supermercados.

Além dos vendedores existia uma centena de profissionais que ganhavam a vida devido a existência desta feira: motoristas (o meio de transporte mais utilizado eram os pau-de-arara), carroceiros (muitos eram menores), engraxates (serviço exclusivo de menores) e centenas de garotos pegando carrêgos. Alias, na época todo comerciante era beneficiando direta ou indiretamente com a existência da feira.

De qualquer maneira, qualquer feira engloba desde os arrumadores das bancas, transportadores de toda espécie, compradores, vendedores e os prestadores de serviços em geral. No caso os vendedores e prestadores de serviços colaboram com a existência- da feira de duas maneiras: quando estão vendendo e quando estão comprando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário