segunda-feira, 25 de julho de 2016

A Feira de Itabaiana V - A Feira dos Jogos

O número de bancas de jogos nesta feira era muito variável de uma feira para outra, mas era composta de uma única fila. Essa feira tinha uma característica muito peculiar: essa sumia, do Largo Santo Antônio, durante o mês de dezembro e aparecia na chamada Feiras de Natal (com um maior número de bancas e tipos de jogos), acompanhadas com os brinquedos peculiares a esta feira que na realidade é uma festa religiosa, apesar da grande quantidade de jogos de azar.

Os tipos de jogos mais praticados eram Pio, Roleta e Bingo. Existam outros tipos de jogos, mas os três citados eram os que sempre apareciam nas feiras e eram sempre as mais procurados.

Jogos de Pio (de Dados)


Eram basicamente de dois tipos. Um que se jogava dois pios rolando (se dizia bater o pio) em uma mesa feita, especialmente para esse jogo, e quem conseguia o maior número somando os dois pios era o vencedor (existiam variações mas esse tipo era o mais comum). O outro era uma mesa com seis números desenhados (de um a seis) e o banqueiro tinha uma caneca de couro, com cinco pios que era balançada e postada na mesa com a boca virada para baixo, era retirada a caneca, os pios as amostra com mais de um naipe eram pagos aos jogadores que apostavam nos número (eram colocadas fichas nos número), as fichas eram pagas com outras fichas pela quantidade de naipes daquele
número e os que não tinham mais de um naipe eram ganhos para a banca (esse sempre saía ganhando).


Jogo de Roleta

Era uma mesa com uma roda onde tinha um circulo com números e girava um eixo ao centro com uma seta que apontava um número ao parar. Quem apostasse fichas (às vezes se colocava dinheiro) neste número, onde a seta apontava, eram os ganhadores. Esse tipo de jogo foi proibido pela grande quantidade de fraudes. Cheguei a ver um dos donos, de uma dessas roletas, ir preso e em uma ou outra ocasião o dono da banca teve de devolver o dinheiro sob ameaça de ser esfaqueado. As vezes esse tipo de jogo era encontrado ao lado da antiga casa de força e foi justamente neste local onde presenciei os dois casos litiginosos;

Bingo

Esse jogo era o mais procurado, o que perdura até os tempos atuais invadindo até o ambiente das igrejas. .A parte mais interessante é que na feira o prêmio geralmente eram latas de goiabadas ou bananadas. Na maioria das vezes os vencedores abriam as latas ali mesmo no local do jogo, eram consumidas entre os próprios jogadores e essas latas eram doadas as vendedoras de manuês para servirem de bandejas para cozimento das iguarias. Nesta época era comum as pessoas andarem com facas peixeiras na cintura (serviam como ferramenta do trabalho na feira) e, por ocasião do jogo, elas eram utilizadas como abridores destas latas.


Cautela do Jogo do Bingo na década de 70 (século XX) que
era muito utilizada nas banca de jogos da Feira da Itabaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário