terça-feira, 23 de agosto de 2016

A Feira de Itabaiana VIII - A Feira das carnes


O Mercado como era antigamente

O mercado como é hoje
Um fato interessante é que para a população de Itabaiana não existia a Feira das Carnes. Todo mundo saia de casa para fazer feira e passar no mercado para comprar carne! Nunca ouvi alguém falar que ia para Feira da Carne! Os miúdos dos boi e dos porcos eram vendidos no Largo José do Prado Franco (Feira dos Fato), mas as carnes de boi e porco eram vendidas totalmente nos dois mercados. Outro fato interessante é que os mercados eram registrados como Mercados de Talho e nunca ouvi alguém mencionar o mercado com esse nome.


A venda de carne ocupava metade do mercado maior (hoje batizado de Zezé de Bevenuto) e todo o mercado menor (batizado de João da Volta). Nos dias de hoje, com a exigência de higiene atual, os dois seriam fechados. As vendas eram feitas em bancas de madeira (só posteriormente trocadas por bancas de alvenaria), as carnes eram penduradas em ganchos de ferros e cortadas com machados em cima de um tronco de madeira, chamado de CEPO. Mesmo depois da troca das bancas de madeira por alvenarias, a falta de higiene ficou por conta dos ganchos onde se pendurava as carnes e o cepo que guardava parte do sangue de uma feria para outra. Com o decorrer do tempo foram obrigados a cortar a parte superior do cepo, para a feira seguinte, para eliminar os resíduos e posteriormente deixaram de ser usados.

Mesmo depois de se eliminar os problemas higiênicos sobrou a parte de onde vinhas essas carnes. O gado era abatido no Matadouro e quem algum dia entrou no antigo matadouro de Itabaiana provavelmente deixou de comer carne! A falta de higiene era enorme e 24 horas por dia soltava um mau cheiro que incomodava até quem vivia a certa distância. Quem viajava a Frei Paulo ou Carira era obrigado a passar em frente ao matadouro e obrigado a suportar o mal cheiro forte.
Inauguração do antigo matadouro de Itabaiana
Por conta do hábito de se cortar a carne com um machado, os trabalhadores vendedores de carnes eram chamados de machantes. Hoje o termo foi substituído por Açougueiros e praticamente não se usa mais o machado para o corte de carne e sim uma serra elétrica fabricada especificamente para este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário