sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A Feira de Itabaiana IX - A Feira das panelas


Diversos produtos artesanais feitos de barros
Os produtos vendidos nesta feira certamente são uns dos primeiros a criar motivo para o surgimento das feiras. É uma espécie de irmão rejeitado pelas demais feiras e por isso fica a ideia de uma feira itinerante dentro da feira. Primeiramente esta feira ficava na pedra do Largo Santo Antônio, depois foi transferida para a pedra principal do Largo José do Prado Franco, para depois ser transferida para a pedra (no mesmo largo José do Prado Franco) em frente ao vapor de Seu João e finalmente está até hoje ocupando espaço em via pública na Av. Otoniel Dória.

Embora fosse chamada de Feria das Panelas, não eram somente panelas que eram vendidas nesta feira. Nela se podia (ainda pode) comprar moringas, filtros de água, cuscuzeiros, jarras para plantas (mais usados para flores), potes e até brinquedos. Todos os produtos citados eram feitos de barros, mas se vendia produtos feitos de madeira, tais como: porta Ferro de Engomar (passar), gamelas, raladores de côco, porta toalhas, etc. Tinha alguns produtos que podiam ser encontrados feito de madeira ou barro, tais como: brinquedos, jarros para plantas (geralmente flores) e alguns tipos de panelas que eram usadas apenas para acondicionar saladas ou frutas.

A Gamela era utilizada para
limpeza e acondicionar alimentos
Hoje ninguém mais conhece essa feira como Feira das Panelas e sim como Feira do Artesanato. O nome fica mais apropriado já que nela se vendia produtos feitos de barro, madeira, metal e não era somente panela o único produto vendido, mas era certamente o mais procurado e vendido. É bom lembrar que existam vários modelos de panelas, exemplos: panela para cozinhas feijão e cuscuzeiro (panela para cozinhar cuscuz). Em minha opinião a feira que guarda relíquias do passado e do presente e com produtos práticos para nossas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário