terça-feira, 14 de junho de 2016

A Feira de Itabaiana I : A feira das feiras

Vendíamos na feira de Itabaiana todas as quartas-feiras e sábados, na Feira de Areia Branca aos domingos e na Feira de Carira todas as segundas-feiras. No meu caso essa rotina perdurou até os 29 anos de idades e no caso da minha mãe até a aposentadoria. Mas vou falar especificamente sobre a feiras de Itabaiana que era a maior e mais movimentada de todas. As outras feiras, além de serem menores, tinham uma grande parte dos vendedores provenientes da Feira de Itabaiana (que era o meu caso).

A feira de Itabaiana era dividida de duas maneiras: uma divisão era feita pela extensão e a outra era feita pelos produtos vendidos. 

A divisão por extensão (tamanho) era pelo lugares ocupados, que eram: O Largo Santo Antônio (era chamado Pedra da Feira), Largo José do Prado Franco (não sei por que ninguém chama de Pedra da Feira) e dois mercados de carne. O mercado maior ficava
ao lado do largo Santos Antônio (que na ralidade não vendia somente carne) e o menor (que só vendia carne) fica entre o mercado maior e o Largo José do Prado Franco. 

A divisão por produtos não respeitava os limites por extensão e era dividida em várias feiras com os devidos nomes de acordo com os produtos vendidos. Na única feira tínhamos as seguintes feiras: feira da farinha, dos sapatos, das miudezas (corresponde as atuais camelôs) , das verduras, dos fatos, da moringas (hoje se chama Feira de Artesanato), feira da carnes , feira dos peixes, feira dos passarinhos, feira dos jogos, feira dos manuês (bolos) e já existia a feira das trocas.

Não existia uma linha divisória separando cada feira e era normal encontrar algum comerciante vendendo em feiras trocadas ou mesmo um único comerciante vendendo produtos das chamadas várias feiras. Neste caso, a localização para se efetuar a compra era feita usando o nome do comerciante, a exemplo: tonho da farina, Zé do feijão, João da Rede, etc 

Essas pequenas feiras aumentavam e diminuíam, durante o decorrer do ano, de acordo com a época de alguma tradição, período de safra de inverno ou de algum produto em moda. No período da coresma a Feira dos peixes, (que geralmente era um ou dois vendedores) aumentava em algumas bancas, no período junino era a vez da invasão dos produtos da safra e nesta época surgia uma feira temporária que era a Feira do Fogos de São João (fogos de artifício), no Natal a Feira da Roupas (no início se vendia tecidos nesta feira) e das miudezas eram as que aumentavam de tamanho. Um fato interessante é que durante todo o ano tinha a chamada feira dos jogos e que sumia justamente no período das festas natalinas. No período natalino era criada a Feira das Festas de Natal (feita na Praça Santa Crus e depois transferida para o lado do campo de futebol) e estranhamente, em se tratando de uma festa religiosa, era composta por uma grande quantidade de bancas de jogos!!

Um fato interessante é que, na época, ainda se vendia os produtos (feijão, farinha, etc.) usando medidas feitas de madeira, embora já estavam começando aparecer as balanças usando pesos. As medidas feitas de madeiras e os pesos utilizados sempre causaram desconfiança por ocasião das compras!!!!

medidas-de-madiera.jpg
pesos dos antigos.jpg
Medidas em madeira para a 
venda de feijão,  grão,milho e 
outros grãos.
Primeiros modelos de pesos
que apareceram


Endereço das fotografias:
http://mariosilvatecnicoindustrial.blogspot.com.br/2014/06/maquinas-de-empacotar-e-envolver.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário