quinta-feira, 5 de abril de 2018

O paraíso dos peladeiros I

A febre dos peladeiros

Estádio Etelvino Mendonça na década de 60 do século XX.
Quando o Brasil foi tricampeão mundial de futebol, os brasileiros já eram praticantes admiradores deste esporte e a partir da conquista tricampeonato de futebol passaram a ser fanáticos praticantes e torcedores.

A cidade do Rio de Janeiro era uma espécie de capital nacional do futebol com vários times e esses times detinham vários títulos nacionais, mas acredito que era considerada a capital do futebol por que não conheciam a pequena cidade de Itabaiana!
Imaginem uma pequena cidade com pouco mais de 30 mil habitantes onde tinha time de futebol profissional, um campeonato de futebol amador com diversos times na cidade e nos povoadas e isso sem falar naqueles times que surgiam e desapareciam conforme o entusiasmo dos praticantes da modalidade. Isso sem falar daquelas partidas de futebol arranjadas pelos donos de times que oficialmente não participavam de nenhum campeonato. Claro que esses números se tornaram maior quando o time profissional da cidade se tornou campeão estadual e quanto mais o time oficial ganhava títulos, mas a paixão pelo futebol aumentava na cidade.

A excepcionalidade não era somente no número de times de futebol, mas também no número de campos das chamadas peladas e nos números de praticantes (que geralmente não jogavam em nenhum time de campeonato). Tinha campo de pelada em todos os cantos da cidade e em todos os povoados. Para se ter uma ideia, a cidade tinha , na época, somente três praças e em duas delas (Praça Santa Cruz e Airton Teles) tinham campos de pelada, uma ficava no centro da cidade e ficava bem em frente a atual Escola Guilhermino Bezerra. Em alguns locais existiam mais de um campo, como era o caso do Campo do Cantagalo que ficava ao lado do Estádio Etelvino Mendonça (campo do time profissional no século XX) e que tinha mais um pequeno campo de pelada ao lado bem em frente a igreja São Cristóvão.

Ginásio de esporte e o atual Campeonato amador de Futebol tem o nome do que foi o maior incentivador da prática do esporte de futebol em Itabaiana. 
.Os horários para prática deste esporte era realizado quase que praticamente todos os dias à tarde e parte da noite. Durante o dia eram ocupados quase todos os campos de peladas e tinha alguns com tamanho e estruturas semelhantes a um campo de futebol profissional, exceto que nenhum deles tinha arquibancada. O único campo de futebol com uma pequena arquibancada era o chamado campo do Itabaiana (Estádio Etelvino Mendonça).

Mas a excepcionalidade ficava na prática do esporte à noite e em nenhum campo de futebol tinha iluminação para prática noturna deste esporte. Para a prática do chamado Futebol de Salão existiam duas quadras iluminadas na cidade: uma era o Glai (ficava em frente à antiga delegacia) e a outra era uma das duas quadras do Colégio Estadual Murilo Braga. Isso não era problema para os atletas mirins, que na falta de iluminação dos campos, improvisaram campos nas ruas que tinham iluminação pública (nesta época nem todas as ruas eram iluminadas). Não existia lugar fixo dos campos improvisados com iluminação e a prática do esporte poderia ocorrer em qualquer rua com qualquer aglomeração dos atletas amadores. Essa prática de futebol a noite só era possível porque praticamente não existia tráfego de veículos, principalmente a noite.

Em certas situações, os jogadores não eram em números suficientes para montar os times. Mas isso era facilmente resolvido, simulando uma briga. Uma coisa que cria aglomerações de garotos é uma briga e era a única situação que uma briga servia para alguma coisa, que era atrair atletas suficientes para montar os times.

Com o passar do tempo, os campos de peladas foram desaparecendo devido à especulação imobiliária e sem falar que culturalmente, principalmente para as donas de casa, os atletas eram chamados de vagabundos (ainda tem algumas pessoas que mantém esse pensamento). Hoje, se sabe que uma das maneiras de manter crianças e adolescentes longe das drogas é estimulando a práticas de esporte (o futebol é um deles), mas o problema é que grande maioria dos chamados campos de peladas sumiram, jogar nas ruas ficou perigoso devido ao grande movimento de veículos e a prática de esporte (não somente o futebol) ficaram restritas a poucas áreas em ambientes fechados, como são o caso das quadras. Hoje o problema se agravou devido a concorrência da área de informática e o surgimento da internet. Atualmente, os jovens passam mais tempo curtindo o ambiente da internet onde até mesmo as práticas dos esportes são feitos nos chamados jogos virtuais!

Foto do conseguida no Google imagens.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
  
Textos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário