sábado, 16 de agosto de 2014

Os cebolas, os tanques e as lagoas V

As lagoas em frente ao Hospital


Por ocasião da construção do Conjunto General João pereira ainda se notava, nos arredores, a presença do que foi uma malhada (roça). Resto de leiras (covas para plantio), algumas manqueiras e alguns tanques. Na realidade dois tanques bem próximos um do outro. Ficavam bem em frente ao local onde hoje fica o Hospital Dr, Pedro Garcia Moreno (inicialmente se chamou Hospital Rodrigues Dória).

Seguindo pela rua em frente existia um pinguela, feita com o tronco de uma árvore,
que dava acesso a Rua do Fato (Rua Itaporanga)
Até a construção do hospital algumas crianças ainda tomavam banho em uma dessas lagoas. Uma delas tinha uma mangueira as margens que servia de trampolim para se efetuar o pulo sobre a água. Mas quando fui morar no conjunto, essas lagoas ainda existiam, mas não eram mais usadas para nenhuma finalidade, nem mesmo para banhos. Bastante poluídos pelos esgotos. Ela tinha água durante o ano todo devido ao córrego que vinha desde a lagoa que ficava na Praça de Eventos e recebia vários esgotos domésticos pelo caminho. Também recebia muita água vinda de um chafariz (uma bomba que no meio da rua e tirava água do subsolo) que ficava bem na esquina das ruas onde fica o atual Ginásio de Esporte Militão. 

As lagos foram aterradas por ocasião da construção da casa residencial do Arrojado e ficando somente um córrego ou riacho (era como a população chamava). Em época de fortes chuvas, esse riacho transborda, em vez de passar pleo boeiro que fica por baixo da pista, ele transbordava passando por cima da pista (Avenida Dr. Luiz Magalhães).

Do lado esquerdo era onde ficava as duas lagose do lado direito pode-se ver
uma parte do muro do Hospital Doutro Pedro Garcia.

Mesmo com a construção do Hospital (ficou vários anos sem funcionar) as ruas, das redondezas, só vieram a ser pavimentadas muito tempo depois e foi quando o riacho ficou embutido em boeiros que fazem as pessoas imaginarem que nunca existiu algum riacho ou mesmo que existiram duas lagoas no local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário