sábado, 27 de julho de 2013

O ENTENDIDO EM CABRAS

Ao entrar em um restaurante, um amigo que sempre me chama de cumpadi, me interpelou:
- cumpadi, na sua terra não tem cabra que preste!!!

Eu tomei um susto, afinal de contas, aqui no Nordeste, cabra significa homem honesto e valente. Foi que questionei: que isso cumpadi, por que cê tá com tanta raiva?
Ele me respondeu prontamente: comprei oito cabras lá do seus conterrâneos, e nenhuma delas dá leite. Lá na sua terra, nem os cabra macho e nem as cabra feme presta!!!

Olhei pru cumpadi desapontado e perguntei onde ele tava criando as cabras? Já que o mesmo morava na cidade. Foi que ele me levou pra vê os animais.

Olhando pro animais, perguntei: cumpadi, cê tem certeza que entende de cabras?



Ele me respondeu sem pestanejar: bote entender nisso!!!!

Que prontamente eu respondi: cumpadi, tem um problema, esses animais ái são bodes!!! Os cabras macho da minha terra te venderam os bodes no lugar das cabras feme.
Ele tomou um susto: vixe maria!!!! me lasquei!!!.

Eu pra consolar o cumpadi: não tem problema cumpadi, é só vender os bodes e recuperar pelo menos uma parte do seu dinheiro.

Ele me respondeu: só eu tem um problema. Eu espaiei pelo bairro que ia entrar pro ramo de vender leite de cabras e inté marquei um arrasta pé pra esse finá de semana e convidei a muierada toda.

Foi que dei algumas sugestões: cumpadi, o caso do leite é fáci resolver. É só falar com aquele professor que aparece aqui de vez em quando. Ele mora na Boca do Sertão e cria cabras e pode arranjar o leite.
Em relação aos bodes, tem um pernambucano, la das bandas de Juazeiro e Petrolina , que abriu um ristaurante aqui perto só pra vender churrasco de bode, fica na beira da praia, nois vende os bodes pra ele. Dá pra vender um por semana. Pelo que ele me falou, vende de vinte a vinte cinco quilos de carne por semana, que é mais ou menos o peso de cada bode que cê comprou. É só vender um por semana e tá resolvido o problema!

Ele olhou pra mim mais conformado e perguntou: cê tem amizade com esse cabra?

Respondi: tenho cumpadi, amanhã mesmo eu passo aqui, pego dois bodes.

Foi que ele me perguntou meio assustado: ué, não era pra vender um bode por semana? E por que o cumpadi quer levar dois bodes de uma vez?
Respondi: cumpadi, cê esqueceu do arrasta pé que prometeu pra muierada.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
www.carlosgeografia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário